O que é SEO ?
SEO siginifica Search Engine Optmization. Em português é conhecido como: Otimização de Sites, MOB (Marketing Online de Buscas) ou Otimização em Sites de Busca.
O SEO nada mais é do que uma otimização de uma página (ou do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca.
O objetivo de utilizar as técnicas de SEO é ter um web site melhor posicionado numa busca, nos sites de busca.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca (como Google). Antigamente a organização dos sites em uma página de resultados era em ordem alfabética, como nos diretórios web (Cadê, por exemplo).
Hoje em dia, com a nova geração dos sites de busca, a posicionamento de um site nos resultados de uma busca passou a depender da relevância do site.
A relevância de um site para uma busca é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante.
Um dos mais famosos algoritmos é o google pagerank.
Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelas ferramentas de busca.
Apesar disso foi possível identificar as melhores práticas na construção de páginas web de forma que elas fiquem bem posicionadas numa busca. Estas práticas se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site.
O SEO também depende da palavra chave, que é o termo que o usuário usa em uma busca. Dependendo da palavra chave, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.
O SEO pode ser dividido em duas partes:
Fatores internos (on page): relacionados aos sites, como urls claras, utilização de padrões web, títulos racionais e correta utilização das tags HTML/XHTML
Fatores Externos (of page): relacionados a como os outros sites se relacionam com o site a ser otimizado. EX: quantidade de sites apontados para o site, quais sites apontam para o site e conteúdo do link apontado.