O que são links patrocinados ?
Links Patrocinados (Sponsored Links) são os resultados de pesquisas em sites de busca como Google, Yahoo!, MSN, etc., que aparecem, geralmente, na lateral direita e no topo da tela do usuário, neste último caso com fundo azul ou outro tipo de destaque.
No Link Patrocinado, o anunciante só paga pelo clique que receber, ficando isento de pagar qualquer valor quando seu link simplesmente é mostrado ao internauta.
Os resultados patrocinados são comercializados em formato de leilão never-end, ou seja, quem oferecer mais por um click, de uma determinada palavra-chave, em tese, fica melhor posicionado. Isso porque no caso dos links patrocinados veiculados no Google, o anunciante pode pagar menos e ficar melhor posicionado caso seu anúncio patrocinado tenha uma taxa de clicks (Click-Through Ratio) alta, o que é muito positivo para o mercado, pois premia os melhores anunciantes, e beneficia o usuário, que recebe resultados relevantes.
Cada palavra-chave tem um custo de click diferente, que é determinado em tempo real pelo leilão. Qualquer empresa ou pessoa física interessada em uma palavra-chave, pode entrar na disputa para que seu link apareça nos resultados patrocinados.
Praticamente todos os sites de busca do Brasil veiculam esse novo tipo de mídia que está revolucionando o mercado publicitário online e offline. Cada vez mais, pequenas, médias e grandes empresas migram seus budgets para os Links Patrocinados, devido à sua incomparável taxa de retorno sobre o investimento (ROI), rapidez dos resultados, facilidade de mensuração, entre outros.
Os principais sites de busca (ou veículos) são: Google Adwords e Yahoo! Search Marketing.